Próximo do Dia de Finados, famílias realizam limpeza de túmulos nos cemitérios de Valença (PI)
Data aumenta significativamente o fluxo de visitantes no cemitério local.
Por Ricardo Fontenele
Para receber as mais diversas homenagens, túmulos dos cemitérios São Benedito e São José em Valença do Piauí recebe limpeza de famílias e profissionais contratados. O trabalho é pensado no aumento significativo do número de visitantes no Dia de Finados, celebrado no feriado deste sábado (2).
A auxiliar administrativa Lucinara da Silva, de 32 anos, conta que todos os anos ela e a família realizam a limpeza do túmulo onde fica a avó, o pai e dois irmãos. Ela destaca que o serviço é feito constantemente, e não somente no Dia de Finados.
“Período antes do Dia de Finados, a minha família sempre vem fazer a limpeza e organiza, tanto a sepultura da família, como aos redores. Não é viável arrumar só o nosso e deixar os túmulos vizinhos sujos, assim para no dia a gente só fazer as homenagens”, ressaltou.
Para o mestre de obras Ronaldo Pereira, de 38 anos, a data resulta no aumento de contratação do serviço. O trabalhador conta que realiza o serviço em 30 a 80 sepulturas entre 20 de outubro até dia 1º de novembro, período em que aguarda a solicitação de clientes todos os anos. O valor do trabalho varia de R$ 50 até R$ 150, dependendo de cada estrutura, segundo ele.
“Trabalho assim, as pessoas chegam ao cemitério e pedem para a gente limpar. Acertamos o valor e eles pagam. Geralmente, faço o serviço para os meus contatos, para quando chegar o dia, eles encontrarem tudo arrumadinho”, disse o mestre de obras.