Juíza Keylla Ranyere toma posse na Corte do TRE-PI
Keylla é autora da decisão sobre o respeito à cota de gênero para candidaturas femininas, quando ela atuava como magistrada eleitoral em Valença do Piauí.
A juíza de Direito, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, tomou posse no cargo de juíza eleitoral substituta da Corte Plenária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em evento realizado na última desta terça-feira (5/11), no Gabinete da Presidência do tribunal.
A solenidade foi aberta pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins que destacou o trabalho da empossada como Juíza com atuação na área eleitoral. "A juíza Keylla é uma magistrada preparada, com um trabalho de destaque em nível nacional e uma atuação inspiradora pela paridade de gênero dentro do Poder Judiciário e em todas as áreas da nossa sociedade", destacou.
A seguir a empossada foi convidada a prestar seu juramento solene de bem e fielmente desempenhar os deveres de seu cargo de juíza do TRE-PI, cumprindo a Constituição e as Leis da República e defendendo o prestígio e a respeitabilidade da Justiça Eleitoral, seguida da assinatura do Termo de Posse pelo desembargador presidente e pela magistrada empossada e da leitura do documento pela Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana.
Declarada empossada no cargo, a palavra foi facultada aos membros da Corte para saudação à nova juíza substituta da Corte. O vice-presidente e corregedor do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, abriu as falas lembrando da importância em servir a cidadã e ao cidadão. "Seu trabalho na proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar deixa uma marca impressionante. Desejo que V. Exª venha com esse sentimento de servir. Seja bem vinda", disse.
O juiz da Corte Eleitoral, José Maria de Araújo Costa, falou a seguir e lembrou da sua experiência atuando no primeiro grau quando teve a oportunidade de trabalhar junto com a empossada. "Destaco que foi a Dra. Keylla a autora daquela célebre decisão sobre o respeito à cota de gênero para candidaturas femininas, quando ela atuava como magistrada eleitoral em Valença do Piauí e que chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) servindo de base para todos os demais tribunais eleitorais do País", relembrou.
Em seu discurso, a empossada disse que recebe com honra e gratidão o cargo de Juíza Substituta de Segundo Grau no TRE-PI. "Agradeço a confiança depositada em mim pelo pleno do TJPI. Como mulher e estudiosa das questões de gênero acredito firmemente que a diversidade é uma força poderosa que fortalece nossas instituições e enriquece nosso entendimento da sociedade. Esta nova experiência será um marco significativo em minha trajetória, e estou profundamente comprometida em exercer minhas funções com integridade, imparcialidade e dedicação. (...) Reafirmo meu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo povo piauiense e pela manutenção de uma democracia forte e justa".