PF realiza operação contra grupo suspeito de desviar recursos do Fundeb e da Saúde no município de Francinópolis
As medidas judiciais foram determinadas pelo Juízo da Vara Federal da Subseção Judiciária da cidade de Floriano.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Holding, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de desvio de recursos públicos no município de Francinópolis, localizado a 223 km de Teresina. Durante a ação, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Teresina.
O ex-prefeito de Francinópolis, Paulo César, que esteve a frente da gestão por dois mandatos (2017-2024) se pronunciou a respeito das investigações.Segundo o ex- gestor, nenhuma busca e apreensão foi realizada na cidade ou na prefeitura. Ele veio à sede da Polícia Federal em Teresina para buscar esclarecimentos. “Fui informado na Polícia Federal que não estava entre os investigados, não consegui ter acesso aos autos da investigação, que para mim são infundadas”, contou.
Paulo César informou ainda que deixou a prefeitura de Francinópolis no ano passado, com saldo positivo de mais de R$ 14 milhões em caixa e classificou como injusta a exposição do nome da cidade e de sua gestão.
Segundo informações da PF, os valores desviados eram provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Municipal de Saúde da cidade. As medidas judiciais foram determinadas pelo Juízo da Vara Federal da Subseção Judiciária da cidade de Floriano.
Investigação
A Polícia Federal informou que as irregularidades vêm sendo praticadas desde 2018, período em que o grupo assinou contratos com diversos municípios piauienses. Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
As ações visam interromper a prática criminosa, reunir provas que fortaleçam a investigação e identificar outros envolvidos, tanto agentes públicos quanto particulares.