Marcelo Costa (PP) toma posse para 2º mandato como prefeito de Valença do Piauí
Gestor prestou juramento em solenidade que ocorreu na quadra de eventos do Crovapi Clube na noite de ontem, quarta-feira (1º).
Por Ricardo Fontenele
Marcelo Costa e Silva (PP) tomou posse na noite de ontem, quarta-feira (1º) novamente como prefeito de Valença do Piauí, em solenidade no Crovapi Clube, localizado na área central da cidade.
Em cerimonia no plenário da Câmara durante período da manhã, 11 vereadores foram empossados para a nova legislatura e elegeram uma nova Mesa Diretora. O vereador Benoni José (PP) foi eleito presidente da Câmara, e deu posse a Marcelo Costa.
“Prometo cumprir as constituições estadual e federal e a lei orgânica municipal, observar as leis, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade. Vamos trabalhar por Valença”, jurou Marcelo, antes de assinar o termo de posse.
Ao longo da sua fala, Marcelo defendeu um amplo diálogo com os vereadores para a condução do município. “Nos sentimos abraçados pela honrosa missão de gerir a nossa amada cidade pelos próximos quatro anos, de transformar Valença do Piauí em uma cidade cada vez mais próspera. Temos convicção de que essa é a missão de nossas vidas”, disse o prefeito reeleito.
Ao longo do mês, o gestor deverá anunciar os nomes que vão compor seu secretariado ou ocupar outros órgãos.
Perfil do prefeito
Marcelo Costa tem 47 anos, é divorciado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ensino fundamental completo, ocupação de empresário e patrimônio de R$ 557.000.
O vice, Rubens Alencar (PSD), tem 63 anos, é divorciado e declara ao TSE que tem ensino fundamental completo, ocupação de aposentado e patrimônio de R$ 595.100.
Os dois fizeram parte da coligação UNIÃO, TRABALHO E PROGRESSO, formada pelos partidos PP, PDT e PSD.
O que faz o prefeito
Cabe ao prefeito decidir em que aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal, e administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados.
O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Foto: Sérgio Alves