Na Câmara, prefeito Elvis Ramos apresenta balanço positivo de 2025 e projeta ações para 2026 em Ipiranga do Piauí
O prefeito destacou que o projeto representa um reconhecimento ao trabalho dos profissionais da educação e reforça a política de valorização da categoria no município.

A Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí realizou, na noite desta segunda-feira (2), a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2026. A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Cortez e contou com as presenças dos demais vereadores, do prefeito Elvis Ramos e da vice-prefeita Iolanda Rego.
Na sessão, conforme prevê o Regimento Interno da Casa, o prefeito apresentou a mensagem do Poder Executivo Municipal, onde fez um balanço positivo das ações desenvolvidas pela administração, destacando avanços em áreas estratégicas e resultados alcançados ao longo de 2025, e apresentou as perspectivas e metas para 2026, voltadas à continuidade do desenvolvimento do município.
Durante a mensagem, o gestor ressaltou que 2025 foi um ano de muito trabalho, marcado por parcerias institucionais e cumprimento das metas planejadas. Segundo ele, a expectativa é de que 2026 mantenha o ritmo de crescimento, com novos projetos, ações e investimentos em diversas áreas da gestão pública.
“O exercício de 2025 foi um ano muito positivo, em que Ipiranga avançou em todas as áreas. Foi um ano de muito trabalho e de muitas parcerias entre o Poder Executivo e o Legislativo, além do apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. Cumprimos as metas estabelecidas e iniciamos 2026 reafirmando o compromisso de que será um ano muito proveitoso, com muitos projetos e muitas ações”, destacou o prefeito.
Elvis Ramos também agradeceu a parceria com o Legislativo e reafirmou a importância da boa relação entre os poderes, ressaltando que o diálogo institucional é fundamental para garantir investimentos, execução de projetos e melhorias na qualidade de vida da população ipiranguense.
Maior reajuste salarial para os professores
Durante a sessão, também foi apresentado em plenário o Projeto de Lei nº 001/2026, que dispõe sobre o reajuste salarial dos profissionais do magistério da rede pública municipal de ensino de Ipiranga do Piauí, acima do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério para o exercício de 2026.
De acordo com o projeto, será concedido reajuste de 35% para os servidores efetivos de carreira do magistério municipal, fixando o vencimento inicial em R$ 6.571,49 para carga horária de 40 horas semanais. Já para os profissionais contratados temporariamente, aprovados em teste seletivo, o reajuste será de 12%, passando o vencimento para R$ 5.451,90, também para jornada de 40 horas semanais.
O texto estabelece ainda que o reajuste incidirá exclusivamente sobre o vencimento base dos profissionais, com valores acima do piso nacional do magistério para 2026. As despesas serão custeadas com dotações orçamentárias próprias, e a lei terá efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2026, após a publicação.
O prefeito destacou que o projeto representa um reconhecimento ao trabalho dos profissionais da educação e reforça a política de valorização da categoria no município.
“Protocolamos o projeto de lei que concede aumento de 35% para os professores efetivos e 12% para os temporários. É um dos maiores reajustes do país, como forma de reconhecimento aos nossos professores. Será um ano de valorização profissional, de reavaliação e reestruturação das ações na educação, além da continuidade da capacitação continuada e da melhoria da infraestrutura das escolas”, pontuou.
O gestor também destacou que a administração segue com planejamento de médio e longo prazo, com investimentos previstos em áreas como saúde, agricultura, assistência social, transporte e cultura, mantendo e ampliando políticas públicas já executadas pela gestão.
“A nossa gestão é baseada em planejamento, organização e trabalho em equipe, sempre buscando parcerias com o Legislativo, com o Governo do Estado e com o Governo Federal. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. O povo de Ipiranga nos confiou essa missão e vamos trabalhar todos os dias para honrar esse compromisso”, finalizou.
Além do presidente da Casa, também estiveram presentes na sessão os vereadores Francisco Márcio (vice-presidente), Henrique Leal (1º secretário), Jofran Lopes (2º secretário), Antônio Ribeiro, Edivaldo Fontes, Peterson Martins, João Olímpio e Tiago Leal. Secretários municipais também prestigiaram a sessão.



