Secult inaugura Casa da Cultura Hermes Vieira em Elesbão Veloso
Antiga delegacia de polícia é ressignificada e passa a abrigar arte, memória e formação cultural

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), inaugura oficialmente, na sexta-feira (23), às 17h, a Casa da Cultura Hermes Vieira, no município de Elesbão Veloso. O novo equipamento cultural passa a integrar a rede de espaços dedicados à promoção da arte, da memória e da formação cultural no interior do estado, fortalecendo a política de descentralização da cultura.
Localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, no Centro da cidade, a Casa da Cultura Hermes Vieira é resultado da reforma, adequação e modernização de um prédio histórico que, por muitos anos, funcionou como cadeia pública e delegacia de polícia do município. O imóvel, que estava desativado e em processo de deterioração, foi completamente revitalizado, respeitando sua arquitetura original da década de 1950 e ressignificado como um espaço de convivência, criação artística e valorização da identidade local.
A transformação do espaço carrega um forte simbolismo. O que no passado foi lugar de aprisionamento, hoje se converte em território de liberdade. Onde antes havia grades, silêncio e isolamento, agora haverá arte, conhecimento, encontros e expressão cultural. Com a requalificação do imóvel, a Secult promove mais uma importante ressignificação no Piauí, devolvendo à população um espaço que passa a libertar por meio da cultura, da educação e do fortalecimento das identidades locais.



