• Página inicial
  • Provedor Grande Rede
  • Planos de Internet
  • Rádio On-line
  • Fale conosco
  • Webmail
Provedor Grande Rede
Portal Grande Rede
  • Principal
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Provedor de internet
  • Anuncie conosco
  • Contato

Centrais de Diagnóstico regionalizam serviços de saúde e garantem mais exames e consultas ao interior do Piauí

Renato Rodrigues/06/01/2026/56/0
Geral

Em 2025, foram entregues as unidades de Parnaíba, Paulistana, Água Branca, Valença, Bom Jesus, Corrente e Castelo do Piauí

 

As Centrais de Diagnóstico despontam como peças fundamentais na descentralização da saúde no Piauí, levando exames e consultas para diversas regiões e garantindo atendimento mais próximo de quem precisa. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Governo do Piauí amplia o acesso aos serviços e reduz a necessidade de deslocamentos. Só em 2025, foram mais de 135 mil procedimentos realizados nas centrais.

Atualmente, o Piauí conta com 10 das 16 centrais previstas até fevereiro de 2026. Em 2025, foram entregues as unidades de Parnaíba, Paulistana, Água Branca, Valença, Bom Jesus, Corrente e Castelo do Piauí. Já possuíam centrais os municípios de Piripiri, Picos e Esperantina. No próximo ano, serão beneficiadas as cidades de Teresina, Floriano, Uruçuí, Campo Maior, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Entre os serviços ofertados pelas centrais estão, exames de imagem, como raio-X, ultrassonografia, mamografia, tomografia, endoscopia e densitometria óssea; exames laboratoriais, como análises clínicas gerais, bioquímicas e outras rotineiras, além de exames cardiológicos – eletrocardiograma e ecocardiograma.

O secretário da Saúde, Antônio Luiz, destaca que as Centrais de Diagnóstico fortalecem a rede pública e tornam o cuidado mais eficiente e acessível em todo o estado. “Estamos garantindo que o direito à saúde de qualidade chegue a quem mais precisa, onde ela mora, acabando com a necessidade de longas e caras viagens para Teresina em busca de um simples exame”, afirma o gestor.

A implantação das centrais representa um avanço significativo na política de regionalização da saúde do Piauí. Mais do que números e estatísticas, o projeto impacta diretamente a vida das famílias, como a de Samara Melo, mãe do pequeno Daniel Levi, no município de Valença do Piauí.

Durante a gravidez, ela realizou exames de rotina na Central de Diagnóstico local e, graças à tecnologia e à capacitação profissional disponíveis, foi detectado um grave problema cardíaco no feto: a presença de um tumor alojado no coração do bebê. Essa descoberta precoce foi crucial, permitindo que a família iniciasse imediatamente o acompanhamento especializado, sem a necessidade de deslocamento emergencial para a capital.

“Inicialmente, os médicos da instituição em Teresina e os profissionais que nos atenderam aqui também consideraram a possibilidade de um rabdomioma, um tipo de tumor. Contudo, após o nascimento e a realização de uma ressonância magnética, foi identificado um fibromioma alojado no coração, e não um rabdomioma”, relata Samara Melo.

A detecção realizada em Valença possibilitou que a equipe médica traçasse um plano de tratamento imediato e eficaz. O bebê, que permaneceu internado por nove dias em São Paulo, está atualmente em casa, sob acompanhamento semanal.

Samara destaca a importância do atendimento mais próximo de casa. “Atualmente, o bebê está em casa, sob medicação e com o quadro clínico estável, graças a Deus. Ele recebe acompanhamento médico semanalmente. As consultas são realizadas às sextas-feiras. Essa proximidade no acompanhamento é fundamental devido ao risco de arritmia, embora, até o momento, não tenha sido observada nenhuma alteração nesse sentido”, afirma a mãe do pequeno Daniel Levi.

As Centrais também contam com salas do programa Piauí Saúde Digital, permitindo que os pacientes tenham acesso a 10 especialidades médicas, duas não médicas e atendimento de clínico geral 24 horas, sete dias por semana.

 

Leia também...

Justiça condena sete faculdades por oferta de curso sem validade em Valença do Piauí

Carreta carregada de madeira tomba na Ladeira de Fátima em Picos

Homem embriagado é flagrado transitando com criança em Dom Expedito Lopes

002

Seja o primeiro a comentar

TV Grande Rede

Polícia

Duas mulheres são presas por tráfico e com arma em Valença do Piauí
Polícia

Duas mulheres são presas por tráfico e com arma em…

Grávida de nove meses é agredida com socos e chutes em Elesbão Veloso; companheiro é preso
Polícia

Grávida de nove meses é agredida com socos e chute…

“Vivemos um pesadelo”, desabafa filha de mulher encontrada morta em veículo no interior do Piauí
Polícia

“Vivemos um pesadelo”, desabafa filha de mulher en…

Vereador de Inhuma sofre acidente na BR-316 entre Valença do Piauí e Elesbão Veloso
Polícia

Vereador de Inhuma sofre acidente na BR-316 entre…

RÁDIO ON-LINE...

Ao vivo

Tropical

Notícias recentes

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal de Aroazes seguem até 23 de janeiro

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal de Aroazes seguem até 23 de janeiro

08/01/2026
Prefeito Manoel Portela participa de solenidade de posse da nova diretoria da APPM

Prefeito Manoel Portela participa de solenidade de posse da nova diretoria da APPM

07/01/2026
Prefeitura de São Félix realiza comemoração em homenagem ao Reisado

Prefeitura de São Félix realiza comemoração em homenagem ao Reisado

07/01/2026
Moradores de Picos protestam por estarem sem água há mais de um mês

Moradores de Picos protestam por estarem sem água há mais de um mês

07/01/2026
Portal Grande Rede
Portal Grande Rede

2016-2026 © Grande Rede | Todos os direitos reservados.

  • Principal
  • Notícias
  • Provedor
  • Contato