Valença e mais 6 municípios do Piauí terão maioria feminina na Câmara de Vereadores; veja quais são
O segundo maior percentual é de Valença do Piauí. Com 11 cadeiras, serão sete as ocupada por mulheres, ou seja, 63% do parlamento municipal.
Em sete municípios piauienses, as mulheres vão ser maioria entre os vereadores a partir de 2025. Os piauienses escolheram no último domingo (6) os prefeitos e vereadores dos 224 municípios nas eleições municipais.
O maior percentual de participação vai ser em São João da Fronteira, que fica a 230 km de Teresina, na divisa com o estado do Ceará. Por lá, seis mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal, o que representa 67% dos vereadores - o legislativo de lá tem nove vagas. O número de vereadoras aumentou em relação à eleição de 2020, quando quatro mulheres foram eleitas para o cargo.
A vereadora mais votada foi Ângela Mateus, do MDB, com 429 votos, seguida pelas vereadoras Larissa Nascimento (PP), Clécia Carne Assada (MDB), Enfermeira Camila (MDB), Sandra Freitas (PSD, única reeleita) e Renata do Povão (PP). Elas serão colegas de três vereadores homens: Lindomar da Moto Peças (MDB), Chico Badé (MDB) e Clairton (PSD).
O segundo maior percentual é de Valença do Piauí. Com 11 cadeiras, serão sete as ocupada por mulheres, ou seja, 63% do parlamento municipal. O número mantém a composição que foi obtida nas eleições de 2020. Valença do Piauí chamou a atenção naquelas eleições porque se sobressaiu na eleição de vereadoras pouco tempo depois da cassação de chapa em virtude de fraudes na cota de gênero no ano de 2019.
Em outras cinco cidades com Câmaras Municipais compostas por nove vereadores, a maioria também foi de mulheres. Em Campo Largo do Piauí, Colônia do Gurgueia, Conceição do Canindé, Pimenteiras e São Julião, cinco mulheres vão atuar no parlamento, juntamente com quatro homens. Nestes cinco municípios, a participação feminina é de 55%.
Representação baixa nas maiores cidades
Nos municípios mais populosos do Piauí, no entanto, a participação feminina na Câmara ainda segue baixa. Em Teresina, foram eleitas cinco vereadoras, o que representa 16% da composição na Câmara Municipal. O resultado repete a quantidade de vereadoras eleitas no pleito passado, de 2020.
Em Parnaíba, foram eleitas três vereadoras para 19 vagas, o que representa 15% do legislativo municipal. Houve o aumento de uma vereadora em comparação com a legislatura anterior.
Em Picos, foram eleitas quatro vereadoras para 17 vagas, o que significa que a presença feminina é de 23%. Em Piripiri, foram eleitas três vereadoras para as 15 vagas do parlamento municipal, o que simboliza 20%. Já em Floriano, não foi eleita nenhuma mulher para representar o parlamento.
Número de prefeitas segue no mesmo patamar
No total, 29 cidades do Piauí serão comandadas por mulheres a partir de 2025, o que representa 12,95% dos municípios. Em 2020, o percentual de mulheres eleitas no Piauí para gerir municípios também ficou na casa dos 12%.