Santa Cruz dos Milagres se destaca como destino religioso em setembro
Uma das principais celebrações da cidade é a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que teve início na quinta-feira (5) e segue até o dia 14.
Santa Cruz dos Milagres, localizada a aproximadamente 180 quilômetros ao sul de Teresina, destaca-se como um dos maiores centros de turismo religioso do Nordeste brasileiro. A cidade, que ocupa a terceira posição em termos de locais de romaria na região, recebe anualmente milhares de fiéis de todo o país, preservando uma tradição de fé e devoção que perdura por mais de dois séculos.
A principal celebração religiosa da cidade é a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que começou na quinta-feira (5) e se estende até o dia 14. Este ano, o evento tem como tema "Igreja – Casa de Iniciação à Vida Cristã". Durante o período festivo, os participantes podem assistir a missas diárias, realizadas às 6h, 9h, 11h e 19h, além de participarem do Terço da Misericórdia às 15h. O ponto alto das festividades ocorre no dia 14 de setembro, com uma procissão às 16h, que leva a Santa Cruz pelas ruas da cidade, atraindo uma grande quantidade de peregrinos.
A diretora de Turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Nayna Alves, destacou os esforços para aprimorar o turismo religioso na cidade.
"Estamos desenvolvendo projetos para melhorar as rotas religiosas e assegurar que cidades como Santa Cruz dos Milagres ofereçam uma infraestrutura cada vez mais adequada aos peregrinos. Buscamos promover o turismo de forma sustentável, respeitando a tradição e o ambiente local, ao mesmo tempo, em que impulsionamos o desenvolvimento econômico da região," afirmou a turismóloga.
Além da Festa da Exaltação da Santa Cruz, a cidade celebra outras duas festividades significativas: a Invenção da Santa Cruz, realizada em maio, e o Encontro dos Santos, que ocorre no segundo domingo de novembro.