Missas e procissão celebram São José e reúnem milhares de fiéis em Inhuma
O prefeito Dr. Elbert Holanda esteve presente ao lado da primeira-dama Andrea Alves, juntamente com o vice-prefeito Dr. Aluízio Gonçalves.
O festejo de São José, em Inhuma, chegou ao seu ápice nesta terça-feira, 19 de março. Data que é celebrado oficialmente o Dia de São José. Os devotos de Inhuma e de várias cidades da região vivenciaram intensamente momentos de fé e intercessão com Deus através do louvor ao santo padroeiro da cidade. A festa de São José iniciou no último dia 10 e foi conduzida na reflexão do tema “Com São José, em nossa Paróquia, vivamos a Eucaristia: a fonte e o ápice da vida cristã” e o lema: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele”, (João 6,56).
Duas missas foram celebradas em honra ao santo padroeiro nesta quarta-feira (19). A primeira aconteceu pela manhã com início às 09h, presidida pelo padre Daniel Rodrigues, pároco local, e concelebrada pelo diáconos Lucídio Nogueira, Marlon e Luís Geraldo, e os seminaristas Eduardo e Manoel Ribeiro.
À tarde, aconteceu a segunda missa. O ato foi presidido pelo arcebispo Dom Juarez Marques, da Arquidiocese de Teresina, e concelebrado pelos sacerdotes: padre Diego (Elesbão Veloso), padre Ranieri (Reitor do Santuário Santa Cruz dos Milagres), padre David (Transferido da Paróquia São João Batista de Pimenteiras para Paróquia São Francisco em Valença do Piaui), padre Nonato (Área Pastoral São Francisco em Francinópolis); os diáconos Marlon e Luís Geraldo (Paróquia de Inhuma), Relson (Diácono transitório da Paróquia São João Batista de Pimenteiras), e os seminaristas Eduardo e Manoel Ribeiro.
Durante a missa, Dom Juarez foi agraciado com imagem sagrada ao comemorar 30 anos de vida sacerdotal. Ao término da missa, milhares de fiéis lotaram as ruas da cidade de Inhuma em procissão com a imagem do santo ao som do hino de São José e outros cânticos sagrados. Durante o percursso muitas pessoas expressando fé e amor a Deus acompanharam das calçadas de suas residências a passagem da imagem. Na chegada ao adro da igreja, houve a bênção final e o arriamento da bandeira de São José. O ato marca o encerramento das festividades.
Na ocasião, Dom Juarez Marques, falou da importância da celebração de São José. “Nós, cristãos católicos, expressamos nosso culto de adoração a Deus e nossa veneração à São José, o pai terreno de Jesus Cristo, escolhido por Deus para desempenhar um papel fundamental na história da salvação”, destacou.
Dom Juarez narrou a história da proclamação de São José e das comemorações de 150 anos. “Foi proclamado há 153 anos pelo Papa Pio IX como patrono da Igreja Universal. “Papa Francisco, em 2021, nos convidou a celebrar os 150 anos dessa proclamação. Na carta apostólica (Com Coração de Pai), o papa enfatizou o papel de São José como modelo de obediência e fé. São José foi obediente à vontade de Deus em todos os momentos de sua vida, mesmo quando isso exigia sacrifício pessoal. Ele dedicou-se inteiramente à realização da vontade do Pai, colaborando na obra de redenção realizada por seu filho Jesus Cristo”, narrou.
O arcebispo enfatizou ainda que “nossa devoção a São José não diminui nossa adoração a Cristo. Pelo contrário, reconhecemos em São José um exemplo de fé e obediência, que nos inspira a seguir o exemplo de Jesus, que também aprendeu a obedecer à vontade do Pai”.
“A avaliação que faço é extremamente positiva. Nossa comunidade correspondeu plenamente, compreendendo o que propusemos, que foi trazer à tona a essência da eucaristia como fonte e fundamento da vida cristã. Para nós católicos, a eucaristia, que é Cristo Jesus, é o centro de nossa existência. Sem ele, nada somos, e é na eucaristia que aprendemos a viver o verdadeiro sentido da partilha e da comunhão. Estes dias de festa foram muito significativos, com uma participação intensa, especialmente nestes últimos três dias, que antecedem o encerramento da festa. Tivemos a presença de muitas pessoas de fora, além dos padres, e graças a Deus alcançamos nosso objetivo. A mensagem que deixo para nosso povo é que nunca duvidem do amor de Deus por nós. Ele nos amou infinitamente, a ponto de enviar seu filho Jesus para nos salvar, não para nos condenar. Devemos sempre lembrar as palavras de Cristo, que veio para que todos tenhamos vida em abundância”, disse o pároco da Paróquia São José de Inhuma.
O prefeito Dr. Elbert Holanda esteve presente ao lado da primeira-dama Andrea Alves, juntamente com o vice-prefeito Dr. Aluízio Gonçalves. “A festa de São José é sinônimo de devoção, fé e amor, vividos através dos ensinamentos de Jesus Cristo. Encerramos este festejo com procissão onde milhares de pessoas demonstraram fé e devoção a São José”, destacou o prefeito.