Dia das Mães: comércio de Valença se adapta com delivery, Drive-thru e redes sociais para vender na quarentena
Algumas lojas ligam e passam mensagens por WhatsApp para clientes.
Com a quarentena do coronavírus, o comércio de Valença do Piauí permanece fechado em plena semana do Dia das Mães, comemorado no domingo (10). Com isso, muitos donos de lojas estão apostando em delivery, drive-thru e divulgação em redes sociais para a data não passar em branco e enfrentar a crise nas vendas.
Alternativas
As portas da loja do empresário Micsuênio Leal estão fechadas para evitar aglomeração. Mas com uma das datas mais lucrativas chegando ele teve que se adaptar para vender roupas e calçados.
“A gente modificou a forma de trabalhar para tentar se sobressair. Usamos as redes sociais, as pessoas entram em contato pelo WhatsApp, que a gente pode mandar fotos e áudio”, disse.
As ferramentas mais usadas são o celular e as redes sociais. Como ele prefere o sistema delivery, organizou o esquema e conta com a ajuda das vendedoras.
“Normalmente vou eu e a vendedora que entrou em contato com esse cliente. A pessoa prova na casa dela e a gente finaliza o negócio com máquinas de cartão de crédito ou dinheiro”, explicou.
Em uma loja de calçados femininos e acessórios, uma das apostas também foi no delivery. O cliente também pode ir ao local, mas não pode entrar e deve manter o distanciamento.
“Quanto menos aglomeração mais rápido a gente se livra do vírus”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Sílvia Cristina Venção.
Drive-thru e redes sociais
A nova maneira de atendimento deixou a professora Gabriela Barbosa satisfeita. “Muito prático, a gente se previne e é uma forma da gente comprar o presente no Dia das Mães”, disse.
Para não ter dúvidas do que levar, os produtos são divulgados nas redes sociais e as funcionárias também ligam pra falar sobre os lançamentos.
“Como chegou muita novidade a gente fez bastante trabalho nas redes sociais WhtasApp e ligações”, disse Antonina Frazão, proprietária de uma loja de confecções.
Antonina explicou que, desde que a pandemia foi anunciada, foi inevitável a queda nas vendas, mas a equipe está otimista.
“Os maridos que sabem [o número das esposas] e a gente tem um relatório das nossas clientes. A gente dá as dicas e eles escolhem. Passam para retirar ou levamos em suas casas”, afirmou.